Voltar para notícias
Conheça o Programa de Remuneração Variável da Estácio.
A REMUNERAÇÃO VARIÁVEL destinada aos professores da ESTACIO é uma forma de reconhecer o seu desempenho no cumprimento de suas atividades docentes, ou seja, a prática do valor Meritocracia. Atualmente o programa contempla 25% dos docentes da graduação tradicional e da graduação tecnológica da ESTÁCIO em todo o Brasil.

Conheça como é feita a classificação e a apuração dos indicadores de resultado e as regras que são utilizadas para o cálculo do valor a ser pago.

CRITÉRIOS PARA CLASSIFICAÇÃO e CÁLCULO DE DISTRIBUIÇÃO

1º. O primeiro critério é que a ESTÁCIO atinja 80% do EBITDA orçado, pois caso isto não aconteça, o pagamento de qualquer remuneração variável não será efetuado.

Aqui é aplicado o conceito de aceleração e desaceleração. Quanto melhor o desempenho da Estácio, maior é a nota Ebitda e, portanto, maior o valor a ser distribuído.



2º. O segundo critério é o desempenho do professor
    Para apuração deste desempenho serão considerados:

    a) A Avaliação Institucional dos alunos, realizadas no 1º e 2º semestres. É a média aritmética destas duas avaliações que será considerada. Na média final ela terá o peso de 40%.
    b) A avaliação do Coordenador do Curso que é realizada anualmente (sempre no segundo semestre). Esta nota terá 25% de peso.
    c) A avaliação do Gestor Acadêmico/Gestor de Unidade, também anual, com o peso de 20%.
    d) A nota obtida na apuração dos dados da Rotina Operacional Docente, que terá o peso de 15%.
Aqui vamos destacar duas novidades do programa:

  • Só farão jus a RV os docentes com alocação no primeiro e no segundo semestres.
  • A inclusão da Rotina Operacional Docente como critério de desempenho.


  • 3º. O terceiro e último critério é o Desempenho da Unidade. O indicador que será utilizado é Base de Alunos (Captação + Renovação - Evasão). É o desempenho da unidade que determinará o valor da remuneração (target), considerando o atingimento da meta de Base de Alunos da Unidade.

  • Os professores que estão alocados em mais de uma unidade, terão como referência para efeito de classificação e cálculo, aquela em que tiver maior carga horária.
  • A base da remuneração é o valor fixo, determinado de acordo com a carga horária total do professor em sala de aula.


  • Durante as próximas semanas, apresentaremos como são apurados cada um destes critérios.

    Acompanhe!