Com a cobertura da imprensa nacional e internacional, foi inaugurado ontem, dia 25, o primeiro Centro de Voluntários para as Olimpíadas 2016, na unidade Tom Jobim. Na abertura do evento o Presidente da Estácio, Rogério Melzi apresentou um vídeo exclusivo, produzido por alunos, sobre a parceria da Estácio com o Comitê Olímpico Brasileiro. No vídeo, são destacadas as diversas ações da Estácio no apoio aos atletas e esportes, a infraestrutura para receber os 120 mil voluntários que passarão pela seleção e o investimento na parceria. Também estavam presentes o Diretor de Educação Continuada, Marcos Noll; o Diretor de Recursos Humanos do Comitê Organizador Rio 2016, Henrique Gonzales, e a gerente-geral de Voluntariado do Comitê Rio 2016, Flávia Fontes.
Após o vídeo de abertura, Melzi fez um breve pronunciamento sobre a importância da participação da Estácio em um evento de projeção mundial e a mobilização que há em todas as áreas da Estácio para que todas as etapas de abertura dos próximos Centros de Voluntários, processo de seleção e treinamento sejam executados com máxima qualidade e ressaltou o comprometimento da Estácio com a formação dos voluntários.
"Na terça-feira, chegamos ao marco de 500 dias até as Olimpíadas. Construiremos outros três centros como este e entrevistaremos 240 mil pessoas para chegar aos 70 mil que participarão dos Jogos. A Estácio já tem experiência com esse tipo de treinamento. Já participamos do Pan-Americano de 2007, sempre fazemos capacitação para o Rock in Rio e também fomos responsáveis pelos voluntários da JMJ de 2013”, relembra.
O segundo Centro de Voluntários será inaugurado no próximo sábado, dia 28, na unidade Presidente Vargas. Em seguida, serão abertos nas cidades de São Paulo, Belo Horizonte, todos em unidades da Estácio, que estão sendo ambientadas para receber os Centros.
No total, 240 mil pessoas se candidataram para participar dos Jogos Olímpicos como voluntários. Apenas 70 mil serão selecionados. Como parte do processo de motivação e seleção, os candidatos assistem a vídeos, passam por ambientes interativos e participam de dinâmicas de grupo. O resultado da seleção será anunciado a partir de novembro.
“Energia, comprometimento e capacidade para lidar com a diversidade são as principais características para quem deseja trabalhar voluntariamente. A maioria dos voluntários já foi aprovada em teste de língua estrangeira, e agora estamos testando outras habilidades por meio de uma dinâmica de grupo, onde são observados características como trabalho em equipe, comprometimento e liderança. Depois os candidatos recebem uma pontuação no final”, afirma Flavia Fontes, gerente-geral do Programa de Voluntários do comitê Rio 2016.
Voluntário experiente, o aposentado José Antônio Affonso, 65 anos, participou das primeiras dinâmicas na manhã de quarta-feira, dia 25. Ele trabalhou em outros grandes eventos realizados no Rio de Janeiro: os Jogos Pan-Americanos, em 2007, a Jornada Mundial da Juventude, em 2013, e a Copa do Mundo de 2014. “É uma alegria muito grande ser voluntário, tanto que já estou influenciando minhas filhas e netas a se inscreverem e participarem também”, conta. Para a esteticista Silvia Santos, 52, ser voluntária é uma oportunidade de crescimento profissional e pessoal. “É uma chance de ganhar muito conhecimento e fazer amizades”, diz.
Coletiva Rio2016 na Estácio (campus Tom Jobim - RJ) da esq. dir. Flávia Fontes, Henrique Gonzalez, Rogério Melzi e Marcos Noll.
Confira na comunidade da Rio 2016 na Conecta, as imagens do evento.