Resultado do 2º trimestre evidencia que estamos no rumo certo: crescimento de 31% da base de alunos nos últimos 12 meses e de 56,6% do EBITDA
“Este resultado é fruto do comprometimento da Estácio com o seu aluno. Ele sempre existiu, aos longos dos nossos 45 anos de operação, mas, em um momento como este, de tantas mudanças e desafios, sentimos a necessidade de reafirmar ao nosso aluno que ele precisa seguir firme em seus projetos de vida, apesar de todas as dificuldades. Por isso, lançamos o “Compromisso Estácio”, uma série de ofertas que viabilizam a permanência do aluno matriculado e em sala de aula”, destaca Rogério Melzi, nosso presidente.
A Estácio divulgou no último dia 06/08 seus resultados referentes ao segundo trimestre de 2015 (2T15) em comparação aos resultados referentes ao segundo trimestre de 2014 (1T14). Um dos destaques foi o aumento no número de alunos: a Estácio encerrou o segundo trimestre de 2015 com uma base total de 501,5 mil alunos, 30,9% acima do ano anterior, sendo 349,3 mil matriculados nos cursos presenciais (15,1% sobre o ano anterior), e 96,0 mil nos cursos a distância (20,9% acima do ano anterior), além dos 56,2 mil alunos vindos das instituições adquiridas nos últimos 12 meses.
A base de alunos de graduação presencial totalizou 333,4 mil alunos, 18,7% acima do número registrado no 2T14. No conceito same shops, ou seja, desconsiderando os alunos de graduação presencial das aquisições concluídas nos últimos 12 meses, a Estácio apresentou um crescimento orgânico de 13,0%, mais uma vez confirmando a sua capacidade de crescimento de forma consistente, ciclo após ciclo.
Ao final do 2T15, a base de alunos de graduação a distância aumentou 13,8% sobre o ano anterior, totalizando 106,1 mil alunos, dos quais 32,0 mil da UniSEB, em Ribeirão Preto, SP. Desconsiderando os números proforma da UniSEB no 2T14, a base de alunos de graduação EAD cresceu 59,3% em relação ao originalmente divulgado no 2T14.
“Este resultado é fruto do comprometimento da Estácio com o seu aluno. Ele sempre existiu, aos longos dos nossos 45 anos de operação, mas, em um momento como este, de tantas mudanças e desafios, sentimos a necessidade de reafirmar ao nosso aluno que ele precisa seguir firme em seus projetos de vida, apesar de todas as dificuldades. Por isso, lançamos o “Compromisso Estácio”, uma série de ofertas que viabilizam a permanência do aluno matriculado e em sala de aula”, destaca Rogério Melzi, presidente da Estácio.
Conheça outros destaques do balanço:
Receita Operacional
A receita operacional líquida totalizou R$774,3 milhões no 2T15, um crescimento de 31,4% em relação ao 2T14, como resultado do crescimento da base de alunos e da integração das instituições adquiridas. No conceito same shops, ou seja, desconsiderando as aquisições realizadas nos últimos 12 meses, a receita operacional líquida apresentou crescimento orgânico de 20,4% no 2T15, evidenciando a nossa capacidade de crescimento tanto por via orgânica quanto por aquisições.
O primeiro semestre de 2015 segue a mesma tendência de crescimento. Com uma receita operacional líquida de R$ 1.5 bilhão, a Estácio apresenta um crescimento 32,8% comparando com o mesmo período do ano anterior.
EBITDA
No 2º trimestre de 2015, nosso EBITDA alcançou R$166,1 milhões (*), um aumento de 56,6%, para uma margem EBITDA de 21,4%, uma melhora de 3,4 p.p. em relação ao 2T14, justificada principalmente pela disciplina no controle de custos e despesas, aliado à maior eficiência operacional.
No conceito same shops, excluindo as aquisições realizadas nos últimos 12 meses – UniSEB (SP), IESAM (Pará), Literatus (Manaus) e CEUT (Teresina) –, o EBITDA do 2T15 somou R$142,3 milhões, para um crescimento orgânico de 34,2% e uma margem EBITDA de 20,1%, 2,1 p.p. acima do registrado no 2T14.
O EBITDA dos primeiros seis meses está em linha com o crescimento sustentável que a Estácio apresentou no primeiro e no segundo trimestre. Nosso EBITDA no semestre atingiu R$ 362 milhões, representando um aumento de 53,7% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Comprovando a eficiência operacional da Companhia, a margem EBITDA de 24,2% apresentou um ganho de 3,3 p.p. em comparação com o primeiro semestre de 2014.
Lucro Líquido
O lucro líquido totalizou R$131,9 milhões no 2T15, 53,4% acima do registrado no 2T14, apresentando uma variação percentual que está em linha com a variação do EBITDA e também com o crescimento da base de alunos. Ao comparar R$ 262,5 milhões referente ao lucro líquido dos primeiros seis meses com R$ 211,7 milhões referente ao primeiro semestre de 2014, a Estácio segue em linha com sua tendência de crescimento.
Investimentos
A sólida posição de caixa da Estácio no final do 2º trimestre de 2015, de R$ 493,9 milhões, está em linha com o compromisso da Estácio de manter os investimentos necessários para a execução da sua visão de longo prazo. Do CAPEX total (ex-aquisições) de R$111,9 milhões investidos pela Estácio no primeiro semestre de 2015, R$51,1 milhões foram realizados no 2T15. Um crescimento de 61,7% comparando com o valor registrado no 2T14, justificado em função do aumento dos investimentos relacionados à integração de adquiridas e aos projetos de expansão. Abaixo segue uma pequena lista dos principais projetos de expansão da empresa:
• R$2,5 milhões no projeto do Modelo de Ensino - construção de conteúdo e desenvolvimento e produção EAD;
• R$1,6 milhão no Projeto Tablet;
• R$2,6 milhões na aquisição de hardware e no desenvolvimento do nosso projeto de revisão da arquitetura de T.I., que visa substituir os nossos sistemas acadêmicos legados e também adequar o nosso hardware para o crescimento da Companhia;
• R$3,5 milhões em Projetos de Integração, cujo aumento é diretamente relacionado à melhoria da infraestrutura das quatro aquisições de 2014;
• R$16,9 milhões em projetos de expansão, revitalizações e melhorias de unidades
Fatos Marcantes
Aquisição da Faculdade Nossa Cidade
Em 07 de julho, a Estácio formalizou o compromisso de compra da Faculdade Nossa Cidade – FNC, localizada em Carapicuíba, no estado de São Paulo. Fundada em 2005, a FNC possui aproximadamente 8.700 alunos, 16.580 vagas totais autorizadas. A aquisição visa ampliar a capilaridade da Estácio no ensino superior no Estado de São Paulo, agregando um portfólio de cursos que cobre todos os principais segmentos com alta demanda pelo mercado de trabalho. O valor do investimento na FNC será de R$90 milhões e o fechamento da transação está sujeita a condições precedentes e também à aprovação do CADE.
Estácio é eleita uma das empresas mais inovadoras do Brasil
A Estácio está entre as 50 empresas mais inovadoras do país no Anuário Inovação Brasil do jornal Valor Econômico, sendo a única instituição de Educação no ranking e conquistamos o 3º lugar na categoria “Destaque em Serviços Gerais”. Um dos projetos inovadores em andamento na Estácio é o Telion (nossa primeira patente), uma interface conectada e interativa para melhorar a experiência entre docentes e alunos em sala de aula. “Iniciamos a produção industrial em 2015 e, agora, será escalável às cinco mil salas de aula da Estácio no decorrer dos próximos anos", diz Lindália Reis, Diretora de Inovação da Estácio.
Resultado preliminar do edital do Programa Mais Médicos
O Ministério da Educação (MEC) divulgou, no dia 10 de julho, o resultado preliminar do Edital nº 6/2014/SERES/MEC, que se refere ao processo de seleção de propostas apresentadas por mantenedoras para autorização de funcionamento de curso de Medicina. O resultado preliminar contemplou a Estácio e suas mantenedoras com cinco propostas representando 275 vagas.
Aprovação de credenciamento EaD
Em 8 de julho, o Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou o credenciamento do Centro Universitário Estácio de Santa Catarina para operar o EaD com 16 polos (sede + 15 polos).
(*) O número pode divergir do EBITDA gerencial para fins de apuração da remuneração variável devido a ajustes contábeis.