Voltar para notícias
Estácio participa de grupo de pesquisa internacional
A parceria da Estácio com a Universidade Lusíada (Portugal) rende a primeira pesquisa em conjunto. O projeto visa avaliar possíveis relações entre a vida estressante, eventos e acontecimentos traumáticos com problemas emocionais em adolescentes de diversos países. A Estácio é a única IES da América Latina a participar do grupo de trabalho, composto por diversos países como Inglaterra, Nigéria, Índia, Palestina e Portugal.

O trabalho, fruto da parceria firmada pela Diretoria de Relações Corporativas e Sustentabilidade em 2014, foi supervisionado pelo nosso Prof. Dr. Sérgio Cabral e pelo Prof. Dr. Paulo Moreira (Universidade Lusíada – Porto/Portugal). O grupo de pesquisadores da Estácio, foi coordenado pelo Prof. Dr. Luis Monteiro, e contou com a participação ativa da Profa. Dra. Adriana Ribas, que desenvolveu a pesquisa com 500 crianças e jovens no Brasil.

A parceria se insere em um projeto internacional do Grupo ICMH-SG -International Child Mental Health - Study Group -, uma organização não governamental de pesquisa composta por psicólogos e psiquiatras de vários países do mundo, que tem como objetivo estudar e propor soluções para os problemas de aprendizagem de crianças e adolescentes de países subdesenvolvidos e em desenvolvimento.

O projeto, intitulado “Acontecimentos recentes de trauma e estresse relacionados com grandes problemas psicológicos entre adolescentes: a iniciativa do grupo ICMH", é coordenado globalmente pelos Professores Drs. Olayinka Atilola (Department of Behavioural Medicine, Lagos State University College of Medicine Ikeja, Nigeria) e Dejan Stevanovic ( Clinic for Neurology and Psychiatry for Children and Youth, Belgrado, Servia)