Neste mês, foram encerradas as inscrições para o Prêmio Territórios Educativos, uma iniciativa apoiada através da Lei Rouanet no pilar Estácio na Escola – Programa Educar para Transformar. A parceria com o Instituto Tomie Ohtake e a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo busca reconhecer e fortalecer experiências pedagógicas que explorem as oportunidades educativas para além dos muros da escola. As experiências pedagógicas foram avaliadas por um júri composto por especialistas nos campos da educação e da cultura, incluindo representantes das instituições organizadoras do Prêmio, que selecionaram até dez experiências e, entre elas, as três de maior destaque. A Estácio foi representada na banca de jurados pela Pró-Reitora Acadêmica Rita Elvira Garcia. Para definição dos melhores projetos, foram seguidas duas etapas, considerando uma avaliação inicial pela internet e dois encontros presenciais com os participantes do júri nos dias 12 e 13 de agosto.
Os projetos foram avaliadas a partir dos seguintes critérios: a integração entre a escola e o território; a colaboração de membros da escola e da comunidade; o protagonismo dos participantes; a relação com a cultura em sua ampla acepção e diversidade, com atenção aos saberes e fazeres locais e às características físicas e humanas da comunidade; a interdisciplinaridade; a consistência dos processos de investigação e produção de conhecimento; os efeitos gerados nos participantes, no ambiente escolar, na gestão escolar e na comunidade e o potencial multiplicador da metodologia utilizada.
As três experiências destacadas pelo júri receberão Bolsas de Estudo da Estácio: três bolsas de estudo de 100% para cursos de graduação (presencial ou EAD) e três bolsas de estudo de 100% para cursos de pós-graduação (presencial ou EAD) oferecidas ao professor e aos dois co-realizadores da iniciativa identificados na inscrição. As três finalistas recebem ainda R$ 3.000,00 (três mil reais) revertidos na compra de materiais e equipamentos, de acordo com as suas necessidades prioritárias, a serem doados às escolas das quais os professores responsáveis pela inscrição das experiências fazem oficialmente parte.
Já as dez experiências selecionadas serão documentadas em uma websérie que apresentará, em vídeos de curta duração, um resumo de seus processos e resultados. O material será veiculado nos sites e canais de comunicação digital do Instituto Tomie Ohtake, Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e da Estácio. Além disso, os professores, co-realizadores e participantes dessas experiências serão convidados para encontros de conexão entre si e de conversas com especialistas no campo da educação e da cultura, que poderão fornecer subsídios para a reflexão sobre desafios de cada iniciativa. Por último, os membros das dez experiências selecionadas serão convidados a participar do Encontro de Territórios, que marca o encerramento do Prêmio, a ser realizado em uma das unidades da Estácio na capital paulista, momento em que poderão compartilhar suas práticas junto a professores e integrantes das escolas e comunidades da cidade de São Paulo.
Para mais informações, acesse
http://premioterritorioseducativos.org/